Nunca uma saga teve tantos nomes. A famosa saga de vampiros, Sangue Fresco, é conhecida mundialmente tanto pelos livros como pela série baseada nos mesmos. Charlaine Harris apenas criou um universo paralelo onde os vampiros poderiam conviver com os humanos mas só até um certo ponto.
A história começa 2 anos depois de os japoneses terem criado em laboratório sangue sintético permitindo aos vampiros darem-se a conhecer às pessoas e pedindo direitos iguais ao humanos, como lugares na política. No entanto toda a saga destaca-se numa pequena terra chamada Bon Temps, onde reside a Sookie com a sua avô. Tendo ainda um irmão que vive na antiga casa dos pais e que é um tremendo Don Juan. Como profissão a Sookie é garçonete, no entanto é sempre olhada de lado pois tem o dom de ouvir os pensamentos das outras pessoas.
Também se verifica na saga que ao longo dos livros vão aparecendo outros seres sobrenaturais que levam-na a tornar-se mais apelativa para quem não aprecia tanto os vampiros, contudo para outros leitores o uso de tantos seres não humanos torna-se exagerado tirando o centralismo à Sookie e aos vampiros.
Esta saga mundialmente conhecida teve um inicio bastante crítico, pois nenhuma editora americana arriscava em publicar os devaneios da famosa Sookie Stackhouse. Finalmente, em 2001 o primeiro livro de uma saga ainda incompleta de 13 livros foi publicado. Dead Until Dark, em português o famoso Sangue Fresco.
Passaram a ser todos os anos publicados um livro da saga. Até ao momento em português encontram-se 10 já publicados pela editora Saída de Emergência enquanto que nos EUA já 11 se encontram disponíveis para os fãs.
Dead Until Dark : Sangue Fresco
Living Dead in Dallas : Dívida de Sangue
Club Dead : Clube de Sangue
Dead to the World : Sangue Oculto
Dead as a Doornail : Sangue Furtivo
Definitely Dead : Traição de Sangue
All Together Dead : Sangue Felino
From Dead to Worse : Laços de Sangue
Dead and Gone : Sangue Mortífero
Dead in the Family : Segredos de Sangue
Dead Reckoning
Para além dos 11 livros publicados actualmente, existem também pequenos contos/novels que contam histórias decorrentes entre livros e que aprofundam um pouco mais as vidas das personagens já que todos os livros da saga têm como narrador a protagonista, Sookie Stackhouse.
Sendo esta, uma saga totalmente rentável, a HBO decidiu reproduzir a série. A proposta foi aceite por Charlaine Harris e como realizador/director ficou Alan Ball. Um realizador que tem levado muitos fãs dos livros à loucura devido à divergência entre os livros e a série, contudo quem não leu os livros aparenta apreciar bastante a série televisiva e gostar das opções tomadas pelo realizador.
Actualmente nos EUA já terminou a 4ª Temporada enquanto que em Portugal esta ainda está a decorrer.
As opiniões tanto dos livros como da série têm sido variadas, mas no final a verdade é que ambos têm atraído milhares de pessoas e tanto os livros se encontram nos tops de vendas quando vão para as bancas como a série tem óptimas audiências. Para quem tiver interesse em iniciar o decorrer desta aventura pode ser consultar os seguintes sites:
Considero na minha opinião que os livros são mais atractivos mas também sigo a série e acho que apesar de tudo a série torna-se num bom complemento aos livros. Aconselho totalmente esta saga.
Para mais informações e opiniões estarei sempre disponível.
*.* E.P.
Sem comentários:
Enviar um comentário