Título original: American Psycho
Lançamento: 2000 (EUA)
Actores: Christian Bale, Willem Dafoe, Jared Leto, Reese Whisterpoon.
Direcção: Mary Harron
Gênero: Terror/Triller
Duração: 104 min
Sinopse: Patrick Bateman (Christian Bale) jovem, branco, bonito e sem nada que o diferencie de seus colegas de Wall Street. Protegido pela conformidade, privilégio e riqueza, Bateman também um serial killer, que vaga livremente e sem receios em busca de uma nova vítima. Seus impulsos assassinos são abastecidos por um zeloso materialismo e uma inveja torturante quando ele encontra alguém que possui mais do que ele. Após um colega dar-lhe um cartão de visitas melhor que o seu em tinta e papel, a sede de sangue de Bateman surge e ele aumenta ainda mais suas actividades homicidas, tornando-se um perigoso e violento psicopata.
Essência Pura: 7/10
Opinião: Este tornou-se para mim, um filme bastante complicado de avaliar. Teve óptimos momentos, contudo senti em certas cenas algo em falta. O protagonista não podia ter sido mais bem escolhido, já conhecia o actor Christian Bale de outros papéis e soube desde o ínicio que seria capaz de interpretar o papel que lhe fora destinado. Destaca-se de todo o elenco, não só por ser ele o centro das atenções de todo o filme, mas também pela personalidade da personagem, Patrick Bateman, assim como, de toda a sua actuação.
O filme apresenta um homem bem sucedido na vida, bonito, intelegente, snob, egoísta e egocentrista. Todas estas características são bem visivéis no ínicio do filme, quando Patrick se descreve e mostra a sua rotina. Preocupado apenas consigo e com a sua beleza, não tem pudor em dizer o que pensa, o problema é quando os seus pensamentos se tornam estranhos de mais.
A pouco e pouco vemos um homem proteccionista a tornar-se num tremendo psicopata. É uma ligação que anda bastante vezes de mãos dadas. Patrick sente uma necessidade tremenda por sangue, não de o consumir, mas de o derramar e essa necessidade cresce durante todo o filme.
Torna-se num filme cheio de cenas de violência, de sexo e de ilusões, pois chega-se a um ponto que não é só a personagem que se sente confusa, mas também nós espectadores pelas diferentes dinâmicas do filme. É essa confusão que me fez desgostar mais do filme, não que não goste de filmes confusos pois são dos meus preferidos, mas sim uma confusão que não tem resposta. Estamos confusos porquê? Mas esta cena encaixa em quê? - Este não é o tipo de sensação que gosto de ter quando vejo um filme.
Pontos Baixos: Algumas atitudes no filme deixaram a desejar. Desde a cena da prostituta a que o Patrick chama de "Christie", até à pouca credibilidade do detective. Desde quando é que uma pessoa que foi extremamente agredida e vai parar ao hospital volta a cair no mesmo conto de fadas? Se calhar mais do que posso acreditar ser possível, mas a cena da moto serra, foi de mais para mim. Por mais leis da física que estude não acredito que seja possível uma moto-serra ligada ser lançada de um andar até vários a baixo e conseguir acertar na pessoa em questão na cena. Enfim. Depois a falta de pro-actividade do detective, as falas que parecem forçadas e as provas ou pelo menos a ideia de que foi uma dada pessoa à vista, sem o detective suspeitar ou dar a entender isso, parece que quer-nos fazer acreditar que um dectetivo pode ser extremamente burro.
Pontos Altos: Sem dúvida alguma que o ponto alto para mim foi a actuação do Christian Bale. Achei-a divinal. A voz, as expressões, a naturalidade como ele encaixou na personagem, fazem parecer o Patrick Bateman uma pessoa realmente e não uma personagem. O papel de psicopata foi totalmente bem concebido.
Outro aspecto positivo foi mostrar-se que até um psicopata consegue por vezes combater os seus sentimentos e apelo por sangue. Cena essa passada entre Patrick Bateman e a sua secretária, em que por breves momentos pensei que fosse também tornar-se uma das suas vítimas.
Finalização: Recomendo o filme apesar de certos aspectos que não me agradaram. Para quem não conhece a série Dexter e não for um fã da mesma, não saberá ao que me refiro, mas vejo que a série poderá ter adaptado várias ideias deste filme.
Pode não ter sido um filme 5 estrelas, mas fez-me passar um bom momento. Gostei na generalidade ( mas cortava uma cena ou outra, sem dúvida!).
*.* E.P
Sem comentários:
Enviar um comentário