quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Opinião: "De repente 30"

Título: 13 Going on 30 (De repente 30)
Lançamento: 2004
Actores: Jennifer Garner, Mark Ruffalo, Judy Greer
Direcção: Gary Winick
Gênero: Comédia/Fantasia/Romance
Duração: 98 min.

     Essência Pura: 6.5/10

     Sinopse: Jenna Rink (Christa B. Allen) é uma garota que está descontente com sua própria idade, já que seus colegas mais populares da escola não lhe dão atenção, seus pais ficam sempre no seu pé e o garoto por quem está apaixonada nem sabe que ela existe. A única amizade que Jenna possui é Matt Flamhaff (Sean Marquette), seu vizinho. Para tentar reverter a situação Jenna decide por ter uma grande festa para o seu 13º aniversário, convidando todos os adolescentes que conhece. Porém o que deveria ser sua consagração se transforma num grande desastre, após Jenna ser trancada em um armário devido a uma brincadeira e ser completamente esquecida pelos demais presentes na festa. Triste, Jenna faz um pedido: virar adulta de repente, para ter a vida com que sempre sonhou. O pedido milagrosamente se torna realidade e, no dia seguinte, Jenna (Jennifer Garner) desperta em 2004 e com 30 anos de idade. De início Jenna fica assustada com as novidades de sua vida, mas aos poucos fica cada vez mais encantada por ter se tornado tudo aquilo que sempre sonhou ser. Porém, quando tenta reencontrar Matt (Mark Ruffalo), Jenna descobre que perdeu contato com ele há vários anos e que agora ele está prestes a se casar.

     Opinião: Um filme que dá para largar umas boas gargalhadas. As peripécias de Jenna não passam nada despercebidas e quando esta de um dia para o outro passa de 13 anos para 30 anos as diferenças são bastantes. Em 17 anos a moda é totalmente outra, a tecnologia evoluiu e a sua vida cresceu de uma maneira totalmente diferente do que ela queria, porque apesar de ver os seus desejos realizados tudo o resto pareceu lutar contra a sua felicidade e bom carácter.

     É um filme leve que dá para entreter o suficiente para podermos dizer que passamos um bom tempo. É divertido ver como as mudanças são grandes em idades tão distintas e como nem tudo o que desejamos é o melhor. A lição que sempre ouvi toda a vida de pessoas mais velhas vi-a detalhadamente neste filme: " Não queiras crescer depressa de mais, nem sabes o que irás desejar um dia voltar a ter essa idade". 

   A Jennifer Garner não decepciona mas também não faz uma performance excepcional, satisfatória ouso dizer. É um papel óbvio e já muito usado, contudo o que pode marcar a diferença nesta comédia é o empenho do actor/actriz, neste caso a J.G. Foi bem conseguido, mas o suficiente para ser notado e não aclamado.

     Quanto ao filme em geral, é uma comédia comum e relaxante, não poderá haver muito a acrescentar, já que neste gênero de filme os lapsos são comuns, mas como não sendo um filme com uma produção para chegar a óscar a observação a esses lapsos é mais desleixada da minha parte.

     Pontos Baixos: Ser mais uma típica comédia, não no caso de um crescimento de idade de um dia para o outro, mas o normal de vermos uma personagem que tem a sua vida totalmente ao contrário do que desejava sem se aperceber e que um dia ao abrir os olhos tenta mudar tudo isso e seguir um novo rumo, poderia enumerar várias comédias desse gênero mas também não quero massacrar o filme com excessivas comparações a outros. Outra questão que me deixou bastante intrigada foi a Jenna em todo o caso ter um suposto namorado, até a meio do filme ele aparece e interage e ela mesmo refere-o várias vezes, contudo de um momento para o outro ele desaparece. Onde é que ele foi parar? Estranho. 

     Pontos Altos: A demonstração de como uma pessoa pode mudar bastante com a idade. Que nem sempre o que desejamos é o melhor pois muitas vezes não termos noção das consequências do que queremos. Estes factores foram cruciais para considerar esta uma comédia agradável pois não teve só como objectivo fazer rir mas mostrar algo que nos atinge todos os dias, principalmente aos jovens.

     É um filme divertido e bom para ver na companhia de amigos que gostem de comédias românticas, contudo não se excedam de expectativas pois no final é só um pouco mais do mesmo, não sendo esse um ponto negativo, sendo por vezes até positivo se não quiserem ser surpreendidos. 

*.* E.P.

2 comentários:

  1. Gosto da capa a mulher é bonita :D

    Sarita,

    É só para te avisar que este fim de semana vai decorrer o Forum Fantástico em Telheiras e a malta pensa encontrar-se no sabado.

    Não digas que ninguem te avisou e já agora tras o namorado, não que me faça alguma falta LOL, mas sempre vens bem acompanhada.

    Desculpa o off topic e se quiseres depois apaga este post

    BJ

    ResponderEliminar
  2. O Sr. Dr. tinha de gostar da capa :P

    F.F fabuloso. :)

    Não apago nada.

    bjs

    ResponderEliminar