quarta-feira, 5 de outubro de 2011

A Song of Ice and Fire/ Game of Thrones/ As Crónicas de Gelo e Fogo


     Considero que poucas são as sagas que conseguem ter tantos fãs como esta! George R.R. Martin é o autor desta magnífica saga e é "somente" considerado o novo Tolkien e também    é para muitos o novo Rei da fantasia. Martin leva-nos para uma época medieval em que nada nem ninguém se encontra seguro. Personagens principais, que é isso? Martin não tem piedade, simplesmente mata quem tem de matar e segue em frente deixando os fãs com uma expectativa fora do normal pois é raro o caso em que um autor arrisque tanto.

     A Song of Ice and Fire, iniciou a sua aventura no ano de 1996 com o lançamento do primeiro livro da mesma, A Game of Thrones. Até ao ano de 2011, encontram-se 5 livros publicados, enquanto que em Portugal, a editora Saída de Emergência optou pela divisão do mesmo estando 9 publicados: 

A Game of Thrones : A Guerra dos Tronos/ A Muralha de Gelo
A Clash of Kings : A Fúria dos Reis/ O Despertar da Magia
A Storm of Swords : A Tormenta das Espadas/ A Glória dos Traidores
A Feast of Crows : O Festim dos Corvos/ O Mar de Ferro
A Dance With Dragons : A Dança dos Dragões

     Contudo, nem tudo foi maravilhoso ao longos destes vários anos. Inicialmente, o autor publicou os seus 3 primeiros livros quase de seguida dando o tempo suficiente aos fãs para sentirem saudades das suas personagens queridas e de Westeros, mas foi sol de pouca dura pois entre o seu 3º e 4º livro passara-me 5 anos e entre o 4º e o 5º livro outros 6 anos de espera. Muitos fãs ficaram descontentes com as longas esperas crucificando o autor e mesmo dizendo que iriam largar a leitura e o acompanhamento da saga, outros foram resistentes e aguardaram ansiosamente seguindo todos os rumores e novidades sobre as novas publicações. A verdade é que mesmo com todo este sofrimento causado pela demorada espera, os fãs continuam, o sucesso é estrondoso e a saga tem tudo para continuar o seu longo caminho cheia de sucesso.

     Acredito que vários são os pontos fortes desta saga fazendo a espera compensar quase cada segundo de ansiedade. Esta imensa história trás-nos não só uma grande variedade de personagens, como de personalidades, desejos, locais, mitos, histórias e vários enredos que se entrelaçam onde menos podemos esperar. Cada capítulo trás uma surpresa, uma aventura, um mistério. A fantasia aparece calmamente sem o desespero de ser o centro das atenções. Todos estes aspectos é que fazem esta saga ser tão única. Dá para sorrir, odiar, amar e chorar. As emoções variam e tornam-se na atracção especial desta fantástica história. 


     Neste mesmo ano, 2011, a saga teve um novo recomeço mas em série televisiva. A produtora HBO pegou nesta saga de sucesso e levou-a a outro extremo, trazendo novos fãs e dando um destaque muito merecido a esta história. George Martin fez questão de estar sempre presente e de ajudar na produção da série televisiva. O resultado foi bastante positivo pois em tão poucos episódios conseguiram manter o máximo possível do 1º livro. A série acabou por adoptar o nome do mesmo, Game of Thrones.



     Aconselho tanto a leitura dos livros que é só completamente de nos tirar a respiração, assim como, a visualização da série que acho ter sido muito bem concebida. Para mais informações sobre o livro podem sempre recorrer aos seguintes sites:


*.* E.P.



15 comentários:

  1. É uma saga que sigo fervorosamente. Estou a ler o 5º volume ( edição portuguesa) e estou mais uma vez maravilhada!

    ResponderEliminar
  2. Eu ando agora de volta do 8º volume (E. Portuguesa) mas confesso que me está a custar ler. As diferenças deste para os anteriores são tantas que em certos pontos nem parece a mesma história. Tenho de ver se pego no livro com mais ânimo.

    Já viste a série?

    ResponderEliminar
  3. Bem esta é uma das minhas sagas preferidas de literatura fantástica, sem duvida.

    A Jojo tem que se preparar para os acontecimentos que ai vêm, quer no livro que está mas em especial no seguinte.

    Essência (estranho chamar-te assim :P) o festim dos corvos e o mar de ferro no fundo funcionam como o rescaldo dos aconteciemntos anteriores, mas tem coisas bem interessantes, como Jaime e o alargamento do enredo às Ilhas de Ferro e Dorne ;).

    Ainda nada li do Dança dos Dragões, mas deve estar para breve.

    Quanto à serie, curiosamente vi recentemente e acabei por gostar mais do que o qu esperava. Vai ser curioso estar a ler os livros e associar as caras de acordo com o que conhecemos da serie.

    Seja como for, penso que a serie foi muito bom para Editora, pois ele é Martin por todo o lado, mas este escritor mereçe

    ResponderEliminar
  4. Ó Sr. Doutor Paulo trate-me como lhe der mais jeito :P

    É sem dúvida uma saga magnífica. Eu sei que ambos os livros são um rescaldo mas sou sincera não gosto muito das ilhas e das tradições deles, mas não podemos gostar de tudo e o objectivo é esse! :)

    A série também me agradou mais do que estava à espera. O meu irmão não leu os livros mas viu a série e eu agora só "gozo" com ele por saber como continua e ele não. Anda desesperado coitado, mas infelizmente não tem tempo para ler.

    ResponderEliminar
  5. Sarita,

    Mas já viste as possibilidades que as Ilhas de Ferro abrem para o enredo ? O Corno que é capaz de dominar os dragões ? E depois tens todo o suspense, não só de quem vai ser o lider mas tambem a hipotese de Theon ainda vir a ter uma palavra a dizer ?

    Mas claro, tudo bem, eu gosto deles e aquele Euron Grejoy já se percebeu que é um bom vilão e não tem problemas de fazer mal seja a quem for.

    O teu irmão é que tem sorte por ter algo tão bom para ler e ainda por cima a leitura é muito superior à serie, mas compreendo que para quem não goste de ler a serie seja muito boa.

    Gostei dessa do Sr. Doutor LOL

    ResponderEliminar
  6. Sim, bastantes isso é verdade. Se calhar ainda não lhe tomei o gosto. Ás vezes não gosto logo das coisas à primeira. Tenho de ver se acabo o livro, pode ser que assim goste mais.

    Esse vai trazer muito mas mesmo muitos problemas sem dúvida.

    Ele gosta de ler, mas o tempo para ele é algo que mal existe :S Mas também raros são os livros que a série/filme consegue ser tão boa ou melhor, só consigo apontar dois casos, o filme expiação que acho tão bom quanto ao livro, e a saga "The vampire diaries" em que a série é muito superior aos livros.

    :P

    ResponderEliminar
  7. Mas ainda não acabaste o livro, espera por uma atitude de Jaime e o POV final de Dorne e depois falamos então ;)

    ResponderEliminar
  8. Realmente o Jaime tem-me surpreendido muito pela positiva, deixa ver então que atitude será essa :D

    ResponderEliminar
  9. Eu vi a série e fiquei muito surpreendida pela su qualidade e quase todos os actores são perfeitos nas suas personagens. Peter Dinklage é para mim, dos melhores.

    Quanto aos livros, o Paulo tem razão. Pensei que já estava minimamente preparada para os Martin mas, parece que não. Tenho um pressentimento que lá ficar mais um vez furiosa com ele por matar alguém!

    ResponderEliminar
  10. Ai o nosso rico Peter Dinklage! Simplesmente perfeito sem dúvida. Já o vi noutros papéis e ele consegue sempre destacar-se. Tenho aqui a opinião sobre um filme onde ele entra e é uma personagem engraçadíssima :P

    Acho que a melhor preparação para ler Martin é estar à espera de tudo, até do impensável e nunca tirar ideias óbvias. ;)

    ResponderEliminar
  11. Aproveitei a promoção da fnac para comprar os dois primeiros livros da série. Mas só que só os vou ter dia 1 de Novembro porque estão em Lisboa ( foram lá comprados).
    Se puder passe no meu blogue ;) http://sonhareescreveer.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  12. Então Sarita já terminaste ? nem parece teu demorares tanto tempo.

    Estou curioso para ver a tua reação a certos acontecimentos

    ResponderEliminar
  13. Já me conheces :P Andava a custar-me passar as primeiras páginas.

    Agora já estou a mais de meio :) Para a semana, o mais tardar, já está acabado :)

    ResponderEliminar