segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Opinião: "Morte Num Funeral"



Título: Death at a Funeral (Morte Num Funeral)
Lançamento: 2010 (USA)
Actores: Chris Rock, Martin Lawrence, Keith David e Peter Dinklage
Direcção: Neil LaBute
Gênero: Comédia
Duração: 92 min.

     Essência Pura: 5/10

     Sinopse: Aaron (Chris Rock) é casado com Michelle (Regina Hall) e ainda vive na casa do pai. Quando o pai morre cabe a ele, por ser o filho mais velho, cuidar do funeral. Apesar da tristeza diante do ocorrido, Aaron busca forças para recepcionar os parentes, entre eles seu irmão Ryan (Martin Lawrence), um famoso escritor. Só que, desde o início, vários incidentes ocorrem durante o funeral. Mas o pior ainda está por vir, quando surge Frank (Peter Dinklage), um anão misterioso que ninguém sabe o porquê de estar ali.

     Opinião: Nada de especial, um filme que considero uma boa opção para um momento descontraído. Personagens satisfatórias mas não encontrei uma representação excepcional, talvez possa destacar apenas os actores Peter Dinklage como Frank pela suas excelentes "tiradas" que parecem naturalíssimas e James Marsden como Oscar pela sua capacidade de actuar em quase todo o filme em estado anormal devido ao consumo de ácidos.

     Todo o filme decorre em apenas um dia, o dia do funeral do pai dos supostos protagonistas do filme, o dedicado homem da casa, Aaron, e o romancista don juan, Ryan. Contudo não achei a actuação dos mesmos algo a destacar, embora também devido a este filme conter muitas personagens, actores que se dedicam principalmente à comédia. Acho que foi a tentativa de reunir muitos actores de comédia que me fez desgostar mais do filme, apesar de saber que este filme consiste de um remake que adopta o mesmo nome mas realizado em 2007. 

     Continuando na mesma lógica, a existência de várias personagens fez com que muitas delas não tivessem oportunidade de se destacarem e apenas formando uma ilusão ao espectador de breves momentos, pois muitas das personagens apenas aparecerem para lançar uma ou outra piada fazendo não nos compreender realmente a personalidade da mesma. Posso ainda destacar que muitas delas apareciam sempre para voltar a acentuar o mesmo tema que tinham referido na última cena das mesmas. Como o caso do Derek, actor Luke Wilson, que passou quase todo o filme a mencionar a sua antiga relação com uma outra personagem e sempre que aparecia em cena era praticamente para falar do mesmo. Perdeu completamente a piada.

      Contudo, quando o devido destaque era dado a certas personagens, essas conseguiam criar uma melhor atmosfera no filme e até dar o ar de comédia tão necessitado já que estou a falar de um filme de Comédia. Como o caso do querido anão Frank, Peter Dinklage. As suas primeiras cenas foram bastantes subtis fazendo-o passar quase despercebido, no entanto, ao longo do filme as cenas com o mesmo foram aumentando tornando-se bastante divertidas e dinâmicas. 

     Pontos Baixos: Como já referi um dos pontos mais baixos foi ter um elenco demasiado grande, nem me referindo se quer aos figurantes. Senti que em certas cenas as piadas que tornariam o filme de temática cómica foram colocadas sem qualquer razão de ser parecendo que foram colocadas à força para que uma ou outra personagem naqueles breves segundos conseguissem demonstrar o seu talento para a comédia. Muito muito mau! Numa comédia nunca se devem forçar as cenas cómicas. Sem contar com a repetição de ideias... Ouvir uma piada sobre um dado tema é  bom, mas passar "um dia" a ouvir piadas sobre o mesmo tema torna-se cansativo.

     Pontos Altos: Apesar de mencionar muitas partes negativas ainda existiram umas quantas cenas bem concebidas. Não irei referir nenhuma cena em especial para não "spoilar" ninguém, contudo posso indicar que quem tiver bem atento poderá destacar algumas piadas bem subtis e que me fizeram libertar umas boas gargalhadas. 

     Como indiquei não é um filme perfeito nem tão pouco perto disso, no entanto dá para libertar uma ou outra gargalhada e é sempre aconselhável um filme deste estilo para quem quiser descontrair após um dia stressante. Após este filme mais nenhum funeral será igual.

*.* E.P.

Sem comentários:

Enviar um comentário