sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Opinião: "Ella Encantada"

Título: Ella Enchanted (Ella Encantada)
Lançamento: 2004 (USA)
Actores: Anne Hathaway, Hugh Dancy e Cary Elwes
Direcção: Tommy O'Haver
Género: Comédia, Fantástico
Duração: 96 min.

     Essência Pura: 6.5/10

    Sinopse: Ella (Anne Hathaway) foi dotada de poderes mágicos pela sua fada-madrinha. O seu principal dom é o da obediência. Ao tentar encontrar a sua fada-madrinha para que ela lhe retire o dom, Ella encontra e apaixona-se por um príncipe.

    Opinião: É um bom filme para descontrair. Neste filme não podemos procurar perfeição porque não a vamos encontrar, nem podemos comprar os seres sobrenaturais desta história com os quais estamos habituados a ver noutros mundos de fantasia, pois o objectivo deste filme encontra-se em distribuir umas boas gargalhadas e várias peripécias que em nada têm em comum com nada.

     É a suposta falta de lógica e realidade que dão piada a este filme. Desde quando é que existiam na época medieval centro comercias? E ainda por cima com escadas rolantes? Elevadores? Botox!? Durante todo o filme encontramo-nos com situações nada credíveis, mas são essas situações que são aproveitadas para gozar, no bom sentido, com muitas outras histórias já existentes.

     A história da Cinderela é sem dúvida uma das que tem mais destaque em todo o filme. Ella, que perde a mãe cedo e acaba por se ver numa grande confusão devido à sua madrasta e as duas meias-irmãs. Depois há o charmoso príncipe encantado e a história de algo acontecer à meia-noite. 

     Não existiram momentos fenomenais nem clássicos que iriam ficar na memória para sempre como os clássicos, nem existiram personagens que moldaram a nossa vida e muito menos actuações merecedoras de óscares, mas como já tinha referido esse não era o principal objectivo. Senti-me sempre, como se este filme tivesse sido feito durante uma brincadeira de amigos que queriam apenas descontrair um pouco e rirem-se à custa de coisas tão pouco prováveis de acontecerem. 

     Pontos Baixos: O exagero de incredibilidade em certas cenas, apesar de ser um filme de fantasia, o abuso da mesma por vezes seria desnecessário. Gostaria também que o "mauzão" da história fosse um pouco mais consistente e credível. 

     Pontos Altos: A não tentativa de fazerem um filme perfeito. Por vezes acho que o maior erro das comédias é tentarem ser perfeitas acabando por perder toda a piada, já em Ella Enchanted as cenas cómicas aparecem com a fluidez necessária e sem tentarem mostrar perfeccionismo. Assim dá prazer rir, quando podemos ver uma cena em que não reparamos que todos os pormenores foram ensaiados para fazer o espectador rir. 

     É um filme que dá para passar um bom momento, seja sozinho ou acompanhado. Aconselho.

*.* E.P.

Sem comentários:

Enviar um comentário