sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Opinião: "Tróia"

Título: Troy (Tróia)
Lançamento: 2004 (USA)
Actores: Brad Pitt, Eric Bana e Orlando Bloom
Direcção: Wolfgang Petersen
Género: Drama, História, Acção
Duração: 163 min.

     Essência Pura: 9.5/10

     Sinopse: Esta adaptação do grande épico de Homero, “Ilíada”, este filme conta a história de acontecimentos ocorridos no último ano da Guerra de Tróia, que perdurou por 10 anos: Quando, no ano de 1193 a.C., Páris, o príncipe de Tróia, rapta Helena, rainha de Esparta, deixando o rei grego furioso, dá o pretexto mais forte para o início de um combate sangrento que só poderá acabar com a conquista de Tróia... ou não.

     Opinião: Simplesmente esplêndido! Antes de ver este filme, achei que seria apenas mais uma adaptação com foco no romance entre Paris, príncipe de Tróia, e Helen, rainha de Esparta. Várias eram as histórias contadas até ao momento sobre este grande amor que foi também uma forma de egoísmo demasiado grande por parte de Paris, pois este raptar a esposa do irmão do maior inimigo de Tróia levou a que se iniciasse uma das maiores e mais badaladas guerras de todos os tempos. 

     Contudo, estava enganada. O foco principal destacou-se num dos maiores guerreiros de todos os tempos e que ajudou em muito na evolução do império Grego, Achilles, (Brad Pitt). Este era o guerreiro mais destemido da época e considerado quase imortal, muitas são as lendas à volta dele e dele provem a expressão "calcanhar de Achilles" devido à sua morte. Este não obedecia a nenhum rei em particular e queria ser recordado durante muitos e muitos anos após a sua morte. 

     Praticamente toda a acção do filme decorre na praia de Tróia onde os Gregos acamparam para tentarem conquistar a cidade. As tentativas ocorrem em vão pois parece ser uma cidade impenetrável. Contudo, devido a vários motivos Achilles não tem participado nessas tentativas e muito dano parece causar na moral dos soldados este não participar. No entanto, tudo muda de figura quando iludido o príncipe Hector, herdeiro de Tróia (Eric Bana) pensa ter morto em combate Achilles. O erro causa a morte do primo de Achilles, um familiar muito importante. A partir desse momento tudo muda e Tróia fica fragilizada. 

      Pontos Baixos: A morte de Achilles parece um pouco provocada e irreal. Em tanto sítio que Paris podia ter acertado, e ele não era no meu ver muito bom arqueiro, tinha de acertar logo com a primeira flecha no calcanhar. Muito estranho! Sei que o Achilles tinha de morrer mas podiam ter feito algo mais real, ele bem que merecia.

     Pontos Altos: Existem vários, começo por numerar que adorei conhecer mais sobre a história de Achilles, achei que foi muito bem concebido pela parte do produtor ter mostrado as várias facetas deste grande guerreiro. Depois tenho de destacar as excelentes actuações de Brad Pitt e Eric Bana, ambos empenharam-se muito bem nas suas personagens. A música e as imagens também ficaram excelentes e bem encaixadas nas cenas... Ah! Sem esquecer, uma das cenas mais espectaculares foi sem dúvida a luta entre Acchiles e Hector. Bravo!

      Recomendo totalmente! Não é um filme para momentos de relaxamento, pois uma grande história não pode ser rebaixada e ignorada. 

*.* E.P.

2 comentários:

  1. Vi este filme pela primeira vez numa aula de História e desde aí que se tornou num dos meus preferidos. Já não o vejo há muitos anos, mas deixaste-me com vontade de o rever. :)

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  2. Eu tenho tendência para rever filmes, também por culpa minha porque já vi muitos :P Mas este é daqueles que adoro sempre rever *.*

    Simplesmente divinal.

    Bjnhos

    ResponderEliminar